Pelo Sabor do Gesto | Em Cena

  1. Boas Razões
  2. Ambição
  3. Telhados De Paris
  4. Se Um Dia Me Quiseres
  5. Intimidade
  6. Tudo Sobre Voce
  7. Felicidade
  8. Esporte Fino Confortavel
  9. Aberto
  10. Se Eu Fosse
  11. Duas Namoradas
  12. Defeito 10
  13. Cedotardar
  14. Borboleta (Participação Especial: Marcelo Jeneci)
  15. Todos Os Verbos
  16. Pelo Sabor Do Gesto
  17. Os Dentes Brancos Do  Mundo
  18. I Love You
  19. Por Isso Corro Demais
  20. Sinto Encanto
  21. O Tom do Amor (Participação Especial: Moska)
  22. Flores
  23. Nem Tudo
  24. Catedral

Extras: Faixas em Estúdio

  1. Borboleta
  2. O Tom Do Amor
  3. Por Isso Corro Demais
  4. Defeito 10
  5. Cedotardar
Making Of:
Borboleta (Show Intercalado Com O Ensaio)
ZD na bateria com Bernardo
Vi, Não Vivi


Direção do DVD Hugo Prata
Co-direção do DVD Ike Veit
Produção Musical Ézio Filho
Edição Tiago Feliciano
Produzido por
Canal Brasil, Fidellio Produções e Zulu Filmes
Gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói,
em março 2011 pelo Canal Brasil
Complementos no Estúdio da Biscoito Fino -
Rio de Janeiro, RJ, por Gabriel Pinheiro e Ézio Filho
Assistentes Lucas Ariel e Mino Alencar
Mixado em 2.0 e 5.1 no Estúdio da Biscoito Fino
Edição de Áudio Digital -
Gabriel Pinheiro e Ézio Filho
Masterizado na Classic Master por Carlos Freitas
Autoração Artemanha Digital
Projeto Gráfico Brigida Baltar
Fotos Emanuelle Bernard

Músicos:
Ézio Filho - Baixo elétrico, baixo vertical e vocal
Webster Santos - Guitarra, violão, cavaco, bandolim e vocal
Léo Brandão - Teclado, acordeom e vocal
Jadna Zimmermann - Bateria, percussão, flauta transversal e vocal

Participações Especiais:
Fernanda Takai
- artista gentilmente cedida pela DeckDisc
John Ulhoa | Marcelo Jeneci
- artista gentilmente cedido pela SOM LIVRE
Christiaan Oyens
Moska

Uma realização Biscoito Fino 2011
Direção Geral - Kati Almeida Braga
Direção Artística - Olivia Hime
Direção Executiva - José Celso Guida
Gerência de Produção - Joana Hime
Coordenação de Produção - Raquel Deleuse
Editorial - Heron Coelho
Label Copy - Lidiane Teixeira
Departamento Jurídico - Nabuco Advogados

www.biscoitofino.com.br


Era uma vez um lindo Teatro, o Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, e uma artista pronta para viver mais uma história de amor e cumplicidade com seu público. Ali no palco, "em cena", Zélia Duncan foi a protagonista de uma noite que, como num conto de fadas, teve encontros, declarações de amor e final feliz.

A analogia com a ficção acaba aqui, já que a história é real e a paixão de Zélia pela arte, infinda, genuína, conquistada e saboreada ao longo dos seus 30 anos de estrada. Afinal, ela está "sempre recomeçando". A ideia de registrar Pelo sabor do gesto - em cena em Niterói faz todo sentido: é a cidade onde Zélia nasceu e onde o público a acompanha de perto há décadas.

"Quando tenho um trabalho na mão e acredito que ele mereça ser registrado assim, ao vivo, minha aflição maior é com a sinceridade do registro", pontua Zélia. "Tive a certeza do acerto nas escolhas, o que é uma parte delicada e misteriosa, muitas vezes", completa. Escolhas que passam por uma banda afiadíssima e convidados que tem tudo a ver com ela: amores novos e antigos, como na letra de uma nova canção.

Pelo sabor do gesto - em cena, o show que agora "se transforma em outros" - CD, DVD e blu ray -, traz canções do CD homônimo (de 2009) e inéditas registrada ao vivo e em estúdio, numa parceria do Canal Brasil com a Biscoito Fino. Do projeto anterior chega "Boas Razões", que abre o show com os convidados Fernanda Takai e John Ulhoa. "Sinto Encanto" (Moska/Duncan), "Telhados de Paris" (Nei Lisboa), "Se um dia me quiseres" (Zélia/Zeca Baleiro), "Esporte Fino Confortável" (Zélia/Chico César), "Tudo sobre você" (Ulhoa/Zélia) e "Duas Namoradas" (Itamar Assumpção/Alice Ruiz) também voltam, revisitadas em versões ao vivo.

"Felicidade", de Luis Tati, é quase um poema falado, no qual é possível sentir, com mais clareza, o toque da diretora do espetáculo, a atriz Ana Beatriz Nogueira. Outro momento em que ela se faz presente é na versão de "Todos os verbos do mundo" (Jeneci/Zélia), trilha de uma história especialíssima. "Recebi um email de uma pessoa contando que traduzia a minha música para língua gestual portuguesa, chamada Marta Morgado. Quando pensamos no show, Ana Beatriz me incentivou a dar os meus passos até Marta, dessa vez". Assim surgiu a ideia do registro da canção em linguagem gestual.

No ano em que Roberto Carlos celebra 70 anos, Zélia incorporou duas canções do Rei em seu repertório: a lado B "I Love You" (Roberto/Erasmo) e a emblemática "Por isso corro demais" (Roberto Carlos). "Já fiz maratona, meia maratona, não sei como, mas fiz. Virou uma maneira de entrar em contato comigo, um lado solitário que eu cultivo e que é muito interessante", confidencia.

"Intimidade", música título do CD de 1996 incluída no show, trouxe Christiaan Oyens em dose dupla para o projeto "em cena": como parceiro dessa canção e músico convidado na inédita "O tom do Amor"(Zélia/Moska). Moska completa o trio na versão registrada no DVD. Da safra de novidades, "Borboleta" marca a participação de Marcelo Jeneci no show: acordeom em punho, Jeneci faz dueto com a anfitriã na música assinada por ele, Arnaldo Antunes, Alice Ruiz e Zélia. "Defeito 10: Cedotardar", de Moacyr de Albuquerque e Tom Zé, completa o time de novas canções.

"O tom do amor", "Borboleta", "Por isso eu corro demais" e "Defeito 10: Cedotardar" ganharam versões feitas no estúdio da Biscoito Fino, incluídas em todos os formatos do projeto. O DVD registra trechos do ensaio do show, gravado em março de 2011, com direção de Hugo Prata.

A banda afiadíssima, que também segura os vocais em várias canções, é formada por Ézio Filho, baixista e diretor musical do show; Webster Santos (guitarra, violão, cavaco, bandolim); Leo Brandão (teclado, acordeon) e Jadne Zimmermann (bateria).